Projetos Elétricos
Com a crescente demanda no consumo de energia, vem a necessidade implantar novas regras para disciplinar e padronizar o fornecimento aos usuários.
Através da NTC 900100 (publicada em 21/02/2022), a Copel determina a apresentação de projeto elétrico para solicitações enquadradas em alguns critérios, como:
-
demanda acima de 75 kVA, ou quando o disjuntor geral é de 200A ou acima disso
-
quando se deseja implantar geração própria, como instalação de paineis fotovoltaicos ou eólicos
-
situações que requerem instalação de grandes consumidores de energia na edificação
Sabemos que pode existir dificuldade para o cliente identificar se o seu caso se enquadra nestes critérios. Nós iremos até você fazer uma avaliação e orientar sobre a necessidades de elaboração do projeto.
Devemos esclarecer que cada projeto deve ser adaptado ao caso, cada cliente e cada tipo de edificação, e deve resultar no cálculo de fatores importantes para que se torne possível o fornecimento de energia: consumo, demanda, natureza dos equipamentos instalados, de onde saem os itens essenciais para o projeto de toda a instalação.
Para fornecer energia aos consumidores, são necessários diversos cálculos, pois este é o meio seguro de garantir que o disjuntor, fiação e demais elementos serão capazes de suportar a carga dos equipamentos instalados na edificação.
A Sellecom trabalha desde o levantamento das áreas, depois realiza a conversão dos dados no formato adequado utilizando software, respeitando a normalização da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e também Normas Técnicas Copel, e segue até a aprovação do projeto.
Veja alguns exemplos de situações que exigem apresentação de projetos:
-
estações de carregamento de baterias para veículos elétricos
-
clínicas e consultórios com montagem ou troca de equipamentos
-
instalação de máquinas e equipamentos industriais: motores, transformadores, máquinas de solda
-
padronizações e adequações às normas
-
reformas em casas, comércios e condomínios
-
instalação de rede fotovoltaica
-
aumento de consumo em geral
Os projetos são registrados e analisados na plataforma PEW da Copel, e todas as etapas intermediárias são acompanhadas por engenheiro eletricista.
Iremos informar ao cliente sobre as etapas do andamento durante a análise do seu projeto.
Com a Sellecom, há garantia que seu projeto será aprovado para execução, pois ele é construído do início ao fim de acordo com as normas técnicas.
Projetos Elétricos não se aplicam somente a novas construções, mas sempre que é necessário revalidar a rede elétrica existente, aos instalar novos equipamentos e para redimensionar a entrada de serviço da edificação.
O caso mais comum é encontrarmos disjuntores e a rede subdimensionados para o uso, exigindo disjuntor geral acima de 200 Ampères, pois a carga dos equipamentos na edificação ultrapassa substancialmente o que a instalação está capacitada a fornecer.

Por que criar um projeto elétrico

Economia ao fazer um projeto elétrico
Além do que já mostramos, há outra vantagem ao realizar um projeto elétrico com a Sellecom: custos.
Como estudamos o caso específico do cliente, o dimensionamento será realizado com base nas informações e condições reais, e não genéricas.
Isto significa que os materiais comprados para a execução terão o preço justo, sem superdimensionamento, sem retrabalho no futuro, e sem prejuízos por interrupções inesperadas na energia.
